O dia do aniversário é, talvez, uma das datas mais esperadas (e desejadas!) por todas as crianças (e não só!).
As crianças sonham, durante todo o ano, com o dia da sua festa e, invariavelmente, com os presentes que irão receber.
Pessoalmente, não sou apologista de oferecer inúmeros presentes e, por isso, organizamos em família o que será oferecido nesse dia especial – de acordo com o desejo da criança e com o que esta possa necessitar.
Contudo, invariavelmente, terminamos o dia de aniversário com inúmeros presentes de familiares e amigos que, de coração, mimam os nosso filhos.
Se, por regra, o presente deve ser aberto na presença de quem o oferece para que possa, in locu, ser devidamente agradecido, nas festas de aniversário infantis é habitual que os mesmos só sejam abertos no final da festa para evitar alguma agitação (especialmente entre crianças) com a abertura dos presentes.
É, por isso, da máxima importância que ensinemos, desde o primeiro dia, os nossos filhos a agradecer, devidamente, a quem os presenteou.
Um cartão escrito à mão (pela criança ou pelos pais, de acordo com a idade da criança) é, sem dúvida, a melhor forma de agradecer.
Numa versão informal, um telefonema de agradecimento é, também, uma forma adequada e que, facilmente, é conseguida pela criança de forma (quase) autónoma.
Enquanto mãe, sinto que a nossa responsabilidade é a de cultivar a arte de bem agradecer nos nossos filhos demonstrando-lhes que é com um gesto de amor que deve ser retribuído o carinho que lhes foi especialmente proporcionado num dia tão importante.
O final do dia (ou o dia seguinte) é, por isso, dedicado a Agradecer; é dedicado a escrever/desenhar um cartão e de efetuar alguns telefonemas (com ajuda dos pais!) para que, num gesto de Gratidão, seja demonstrado o quão importante o Outro é na nossa vida.
Deixe um comentário