Num mundo dominado pela tecnologia, receber um cartão com uma mensagem manuscrita é mágico e especial.
A pouco dias de terminar o ano letivo, é tempo de agradecer a todos aqueles que dedicaram tempo e saber aos nossos filhos – muitas vezes para lá do que, profissionalmente, lhes é exigido.
Assim que aprendi a escrever, lembro-me de a minha mãe me incentivar (e ajudar) a escrever um cartão a cada professor para lhes demonstrar o quão grata estava por, ao longo do ano, me terem ajudado a crescer.
De uma forma especial – talvez por ser filha de uma Professora – sinto-me especialmente Grata por saber o quão importante (e insubstituível!) é o papel de um educador na vida dos nossos filhos.
Ao longo da minha vida escolar, tive o privilégio de ter Professores com um coração enorme que desempenharam o seu papel de forma tão brilhante que jamais os esquecerei: são, sem dúvida, também responsáveis por quem hoje sou.
Por isso, este ano – agora no papel de mãe de um menino que já sabe copiar – foi a minha vez de o ajudar a escrever uma mensagem de agradecimento a quem, ao longo do ano, lhe dedicou tempo, o coração e o ajudou a crescer.
Num ambiente de cumplicidade mãe e filho, sentámo-nos e pensámos, em conjunto, nas palavras que gostaria de lhes dedicar.
Para muitos, não passará de uma “mensagem” que, nos dias de hoje, facilmente poderia ter sido enviada por email (ou, até, esquecida…).
Para mim, é muito (muito) mais que uma mensagem.
Ensinar aos nossos filhos o quão importante é AGRADECER é fundamental para criar adultos íntegros que saibam valorizar o papel que o outro tem na sua vida.
Reservar parte do nosso dia (uns minutos das 24 horas que temos disponíveis) para nos sentarmos e dedicarmos esse tempo ao outro é uma demonstração de pura gratidão que deve ser cultivada, preservada e ensinada às crianças.
Não há e-mail ou mensagem de telemóvel que substitua a magia (e poder!) de uma mensagem escrita à mão.
A todos e a cada um dos nossos Professores (e educadores), HERÓIS do nosso dia-a-dia, OBRIGADA!
Porque o poder de mudar o mundo está na geração que estamos, agora, a educar.
“A educação é a arma mais poderosa que podemos utilizar para mudar o mundo”.
Anjo-de-Mel says
Sem dúvida! Continuo a gostar muito de escrever e no Natal e aniversários, há sempre um postal manuscrito entregue 🙂 Bjinhos.
camomilalimao says
Nada se compara com a magia de um cartão escrito à mão!É esse o espírito!