Enquanto pais trabalhadores, o nosso dia anda, constantemente, a uma velocidade alucinante.
Por regra, um dos elementos da família (maioritariamente a mulher), está também responsável por planear/confecionar as refeições para toda a família o que implica uma gestão do dia profissional com esta vertente familiar.
Para que consigamos ter tempo de qualidade com a nossa família, é importante que o nosso dia seja organizado de forma prática e eficiente para que não fiquemos “consumidos” pelo stress do final por não saber o que preparar para o jantar.
Sabem qual é o meu segredo para conseguir que as refeições em família sejam um sucesso?
I. ORGANIZAÇÃO; ORGANIZAÇÃO; ORGANIZAÇÃO.
Esta é a palavra chave para que, enquanto mães/pais-trabalhadores, consigamos manter o equilíbrio entre a vida familiar, profissional e sanidade mental.
Planear as refeições para cada semana semana (incluindo a preparação prévia da lista de compras semanal) ajuda a manter a tranquilidade antes da hora da refeição não levando à exaustão na procura infindável da resposta ao dilema “o que vou fazer hoje para jantar”.
II. Ter refeições “SOS” sempre à mão
Ter refeições (caseiras!) congeladas para responder a uma emergência é fundamental!
Sopas de legumes, sopas com carne/peixe, massadas de peixe ou de carne, preparado de carne picada já cozinhada são obrigatórias em qualquer congelador e revelam-se as melhores amigas das “mães em apuros”.
Dificilmente fazemos sopa para uma refeição: por isso, aproveitem a sopa sobejante e congelem em doses individuais para que possam ser servidas posteriormente e, assim, salvaguardar emergências futuras.
III. Reaproveitar e rentabilizar o nosso tempo
Quando há bebés em casa, não há necessidade de preparar uma sopa para o bebé e outra para os restantes membros da família diariamente: confecionem a sopa sem sal e, antes de servir, retirem a quantidade suficiente para o bebé adicionando sal e especiarias a gosto para a sopa que for servida aos restantes membros da família.
Se os legumes que estiverem a utilizar não forem utilizados, na totalidade, na refeição que estão a preparar, aproveitem também para:
- Congelar, em pequenas porções, para utilizar posteriormente numa sopa/caldo;
- Fazer um salteado de legumes para os restantes membros da família;
- Quando há bebés em casa, num toque de magia, transformem algumas receitas do bebé em receitas deliciosas para toda a família nós (poupando tempo e aproveitando alimentos). Ex. quando prepararem um puré de batata doce para o bebé, aproveitem para cortar parte da batata em palitos (como se fossem batatas fritas) e levem ao forno durante 20 minutos com um fio de azeite e flor de sal! Ficam divinais! Poupam tempo e não há desperdício de batata doce!
IV. Ter alimentos “chave” sempre em stock
Há alimentos que tenho sempre em casa pois permitem-nos preparar uma refeição saudável e deliciosa para toda a família:
Mercearia: azeite; farinha de trigo; flocos de aveia; arroz; massa; açúcar mascavado ou de coco; mel; fruta desidratada (uva passa, damascos); especiarias (curcuma, gengibre, canela, pimenta); flor de sal ;
Congelados: ervas aromáticas (coentros e salsa); medalhões/filetes de peixe (bacalhau fresco, pescada, atum, salmão, maruca) e frango/perú em cubos ou bifes; ervilhas, brócolos, agrião, feijão verde, alho francês; frutos vermelhos; bananas (a banana congelada é ótima para fazer os smoothies dos bebés ou para os gelados vegan sem açúcar, ovo nem lactose)
Legumes (frescos ou cortados e arranjados congelados para utilizar em sopas futuras): cebola; alho; gengibre (raiz); batata; banana; maçãs; pêras.
Pequenas dicas que, na nossa família, têm um impacto muito positivo permitindo que todos possamos estar, verdadeiramente, presentes em família com tranquilidade e disponibilidade mental para reforçar laços familiares.
Deixe um comentário