Ensinar as regras de saber estar aos nossos filhos vai dotá-los das ferramentas essenciais para que, ao longo da vida, possam estar confiantes e seguros em qualquer ambiente independente do grau de formalidade.
Como referi anteriormente, as regras dão confiança às crianças para que, com segurança, saibam adotar o comportamento esperado.
Por isso, é importantíssimo ensinar as regras essenciais de saber estar à mesa aos nossos filhos para que possam conviver em qualquer ambiente.
Qualquer criança deve adotar, de forma natural, os seguintes comportamentos:
- Sentar-se corretamente na cadeira: a criança deve estar direita e sem apoiar os pés ou joelhos na cadeira;
- Colocar, corretamente o guardanapo no colo, aprendendo a manter os lábios limpos com o guardanapo (jamais com as mangas da camisola…). No início, o guardanapo pode escorregar do colo; contudo, com a prática, a criança vai aprender a utilizá-lo corretamente sem dificuldade.
- Esperar que todos estejam servidos para começar a comer;
- Utilizar os talheres corretamente: a colher deve ser utilizada apenas numa fase inicial quando a criança ainda não tem coordenação motora suficiente para manusear o garfo e a faca. Assim que a maturidade da criança o permitir, devemos ensinar a cortar os alimentos com a faca e a espetar o garfo de forma correta;
- Nunca comer com as mãos: com exceção do pão que se deve partir com as mãos em pequenos pedaços, a criança deve utilizar sempre os talheres de forma correta;
- Utilizar as palavras mágicas “por favor” e “obrigado/a”: “A mãe pode passar-me o pão por favor?” ; “Obrigada/o”;
- Mastigar com a boca fechada e não emitir “ruídos” quando está a comer (em especial com sopa);
- Nunca apoiar os cotovelos na mesa: a posição correta é mantê-los junto ao corpo;
- Nunca interromper um adulto – nem outra criança – quando está a falar: cada um tem oportunidade de falar devendo saber esperar pela sua vez;
- Não falar com a boca cheia;
- “Com licença” é a forma correta de pedir para se levantar para ir à casa de banho devendo colocar o guardanapo na cadeira (não deve indicar, em voz alta, que pretende ir à casa de banho).
- Assim que a refeição terminar, colocar os talheres no interior do prato, unidos paralelamente, na posição das 16h20 como demonstração de gratidão pela refeição; o guardanapo deve ser colocado, dobrado ao meio, em cima da mesa ao lado esquerdo do prato;
- Pedir licença ao anfitrião para se levantar da mesa quando a refeição terminar.
É, sem dúvida, um trabalho diário que envolve dedicação e persistência dos pais.
Devemos sempre elogiar a criança incentivando-a a adoptar o comportamento correto melhorando o seu comportamento à mesa.
Com o tempo, a criança apreenderá todas as regras de forma natural e sentir-se-á confinante e segura (assim como os pais) em qualquer ambiente.
Deixe um comentário