Férias escolares em plena quarentena apelam a muita imaginação dos pais para motivar as crianças em casa e atenuar a “amargura” que as últimas semanas nos tem trazido.
A importância de lavar, devidamente, as mãos como forma de prevenção eficaz do COVID-19 é transversal a todas as casas e gerações.
Por isso, aproveitei para fazer sabonetes artesanais com os meninos: uma atividade lúdica ao alcance das crianças, muito divertida e, acima de tudo, com um resultado final muitíssimo útil nos dias de hoje.
Tendo em conta que os meus filhos (3 e 5 anos) seriam os protagonistas desta receita, escolhi uma receita simples e sem soda cáustica para estar ao alcance de todos.
Escolham os vossos aromas preferidos, adicionem flores secas, pau de canela, sal etc para criarem os sabonetes mais diversificados e apelativos! A imaginação é o limite!
Há várias lojas online que entregam todos os ingredientes no conforto da nossa casa (perfeito para a época de quarentena que estamos a vivenciar).
Como não tinha alcool em casa, não pulverizei no final. O resultado? Ficaram algumas “bolhas” de ar na base do sabonete.
Quem quer experimentar?
Ingredientes
1 base opaca glicerinada (sem SLS)
pigmento ultramarino rosa q.b.
óleo essencial de lavanda q.b.
flor de lavanda biológica seca q.b.
Com ajuda de uma faca, cortar a base glicerinada em pequenos cubos.
Dividir os cubos em duas taças de vidro e levar 1 das taças ao microondas durante 1 minuto ou até derreter.
Adicionar pigmento rosa e as gotas de óleo de lavanda a gosto e misturar com uma vara de arames até obter um preparado homogéneo.
Distribuir o preparado rosa por várias formas de plástico/madeira a gosto e adicionar a flor de lavanda.
Assim que a base rosa começar a ficar sólida, derreter os restantes cubos e misturar com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.
Deitar o preparado por cima da base rosa e pulverizar com alcool em spray.
Levar ao frigorífico durante 1 hora ou até ficarem sólidos.
Desenformar e estão prontos a utilizar!
Deixe um comentário