Dia 13 de agosto de 2016 nasceu a princesa da minha vida!
O primeiro aniversário da Carminho foi vivido num ambiente íntimo de amor e carinho e partilhado com os amigos e familares mais chegados.
Gostamos de viver os momentos mais importantes das nossas vidas em família e, por isso, nada melhor do que a nossa casa para acolher aqueles de quem mais gostamos.
Tal como aconteceu com o FM – relembrem a festa de 1.º aniversário do princípe aqui – faço questão de preparar, na íntegra, a festa!
Como é usual, apenas o bolo de aniversário ficou “entregue” a uma fada dos bolos – a querida Margarida – e toda a decoração, organização e preparação do jantar (entradas, pratos e sobremesas) foi preparada por mim com ajuda do meu irmão ( e padrinho da MC), dos meus pais e do meu marido!
Com dois bebés em casa e vidas profissionais para gerir- sem esqeucer que era um dos fins-de-semana mais “difíceis do ano” para organizar uma festa porque estava tudo fechado para férias! – a palavra de ordem para que tudo corresse bem era ORGANIZAÇÃO!
Com 4 semanas de antecedência, comecei a planear o tema da festa, decoração, ementa, desenhar o bolo, escolher a lembrança que queria oferecer e encomendar, antecipadamente, tudo o que era necessário para o jantar de aniversário.
I. TEMA DA FESTA
Desde início que sabia que queria algo diferente dos temas “clássicos” para festas de aniversário de menina – passarinhos, bailarinas ou princesas.
Queria uma festa elegante, clássica, intemporal num ambiente fresco e descontraído.
Em pleno verão, inspirei-me nas flores campestres da Serra da Arrábida e na oliveira – a árvore da família – e construí o mood da festa: branco, rosa e verde seriam as cores predominantes na festa da MC.
A aguarela Maria do Carmo foi a base de toda a decoração: criada pela brilhante designer Catarina Zimbarra não podia ter ficado mais bonita!
Bolo, livro de honra, velas, bolachinhas pintadas à mão com base na aguarela “Maria do Carmo” fizeram um sucesso!
II. DECORAÇÃO
Elegante, descontraída e intemporal! Ficou tal e qual como tinha imaginado.
Margaridas brancas, grinaldas de noiva, cravos rosa e sininhos da Arrábida foram as flores principais que utilizámos para a decoração.
Criámos uma parede de flores suspensas na janela do jardim interior que faz sempre um figurão!
Fita de cetim branca e champanhe e pequenos bouquets com flores do nosso jardim fizeram as delícias de todos os convidados! Uma ideia lindíssima que é um clássico nas nossas festas.
Escolhi antecipadamente o serviço e as toalhas de família que seriam utilizadas – toalhas de linho bordadas à mão com flores – e, juntamente com flores frescas, deram vida ao jantar de aniversário.
Na mesa de bebidas fiz questão utilizar uma taça que serviu no casamento da minha avó e, assim, conseguimos que também ela estivesse presente na festa da MC.
III. JANTAR
Os dias de (muito!) calor são frequentes por esta zona e ter o forno ligado para preparar entradas quentes na hora não seria o mais apetecível.
Decidi que não serviria entradas quentes e optei por fazer várias tábuas de queijos, canapés, espetadas, palitos de vegetais crus e servi um creme de couve flor com noz moscada e coentros frio.
Durante a tarde, o meu pai assou no forno a lenha a pá de porco preto e foi fatiada ao final do dia para ser servida tépida.
Preparei um arroz selvagem na hora e, juntamente com saladas, acompanharam o carpaccio de porco.
As sobremesas foram servidas em copos individuais e desapareceram num instante!
Como é habitual nestes dias, a prima Nádia ficou encarregue de fazer a reportagem fotogáfica da festa com ordem “expressa” para viver também este dia e, por isso, não há registo de todos os pratos que foram servidos.
A SURPRESA da noite foi o presente mais querido de sempre preparado pelos padrinhos da MC!
O Padrinho João compôs a “Canção de Bem-Nascer“, com o poema que a Madrinha Patrícia escreveu quando a Carminho nasceu.
Antes de cantarmos os parabéns, deliciaram-nos com a estreia do vivo desta lindíssima obra de arte! A Tia Mariana deu voz a esta linda canção e o Padrinho João acompanhou-a ao piano (e o Tio Daniel toucou a parte para violino no piano!)!
Não podia deixar de vos agradecer todas as mensagens de parabéns pelo primeiro aniversário da MC que me têm chegado!
Tal como prometido, partilho a ementa do jantar (para 35 adultos) e algunas fotografias do dia para que se possam inspirar!
EMENTA
Entradas
Espetadas de queijo da ilha com uva em pau de alecrim
Canapés de queijo de cabra da Serra da Malcata com marmelada beirã
Canapés de quejo da ilha com uva moscatel, mel e frutos secos
Espetadas de tomate cereja com mozzarela e manjericão
Trilogia de vegetais com DIP de iogurte natural e ervas aromáticas
Shots de creme de couve flor com noz moscada e coentros
Prato
Carpaccio de porco preto com arroz selvagem
Sobremesas
Copinhos de mousse de maracujá
Copinhos de mousse de chocolate
Tiramissu
Cheesecake de frutos vermelhos
Taça MC
Prato de fruta fresca
Bolo de aniversário Maria do Carmo
Brigadeiros rosa
Bolachas MC
Suspiros rosa e brancos
Bebidas
Água aromatizada com pau de canela e hortelã fresca
Sangria de espumante
Sangria de vinho Rosé
Vinho branco e vinho tinto
Café
Tisana de menta fresca
Champanhe
Prontas para a surpresa da noite ao lado da melhor Madrinha do mundo!
O momento mágico da noite: “Canção de Bem-Nascer” interpretada ao vivo pela tia Mariana acompanhada ao piano pelo Padrinho PARABÉNS querida Carminho!
(Obrigada mano Francisco pela ajuda para apagar a vela!)
Happy Mom says
Tudo tão bonito e sereno! Parabéns por toda a decoração e pelo primeiro ano da MC 🙂
camomilalimao says
Muito obrigada Happy Mom! Foi tudo preparado com imenso amor 🙂