Quando começamos a delinear o plano de diversificação alimentar do nosso bebé, uma das primeiras orientações que nos é dada é a famosa “regra dos 3 dias”.
A “regra dos 3 dias” determina que devemos introduzir um (1) alimento novo respeitando um espaçamento de 3-5 dias.
Ao espaçarmos a introdução de cada alimento, vamos ter a possibilidade de detetar eventuais alergias/intolerâncias relacionando-as com o alimento novo introduzido (causa-efeito).
Ofereça uma pequena quantidade do alimento novo no primeiro dia e, gradualmente, aumente a dose até perfazer 1 peça completa.
Se introduzirmos laranja (alimento novo) 2.ª feira, só deveremos introduzir outro alimento novo (por exemplo couve-flor) 5.ª feira.
Tal como nos foi aconselhado pela MPM, ter um “diário alimentar” connosco – um bolo de notas/caderno – onde anotamos algum sintoma/desconforto revelado com a introdução do novo alimento é essencial para partilhar a informação com o nosso médico.
Sono excessivo, cólicas, indisposição geral, nariz congestionado, olheiras, pieira, eczemas, erupção da pele são sintomas a que devemos estar especialmente atentos pois poderão revelar uma intolerância ou alergia ao alimento novo que acabámos de introduzir.
Deixe um comentário