Para cada prato, há uma qualidade de cebola mais adequada.
Deparei-me com esta imagem partilhada pelo blog Dicas da Lea e não resisti em partilhar também!
Aqui ficam todas as dicas sobre as utilizações mais comuns das várias qualidades de cebola!
Cebola doce: boa para fritar. É especialmente indicada para fazer gratinados e vegetais assados.
Cebola roxa: boa para comer crua. O sabor adocicado da cebola roxa faz com que seja a qualidade adequada para utilizar em saladas, sandes ou para fazer guacamole.
Há estudos que apontam a cebola roxa como sendo a qualidade de cebola mais saudável por possuir antocianinas ajudando a prevenir os valores elevados de colesterol e trigliceridos.
Cebola branca: boa para molhos e aperitivos. Esta qualidade de cebola tem um sabor muito intenso e, como tal, é especialmente indicada para fazer molhos, chutneys e refogados nos quais pretendamos sentir o aroma da cebola.
Cebola amarela: a cebola “tradicional” e mais versátil de todas! Tal como a cebola branca, a cebola amarela tem um sabor muito intenso e ácido sendo especialmente indicada para assados, refogados, molhos, sopas e ensopados. Pode ser utilizada crua, cozida, picada, em rodelas sempre que se pretenda acentuar o aroma da cebola.
Chalota: boa para compotas e pratos suaves. Esta é a qualidade de cebola com um sabor mais adocicado, mais suave e com baixo teor de acidez. É especialmente indicada para fazer vinagretes, guarnições e omeletes ou para qualquer prato elegante e requintado.
Deixe um comentário