A troca de brindes é o momento “alto” de qualquer refeição, quer seja cariz oficial, quer seja de cariz particular.
É essencial conhecer o ritual – e as regras! – que acompanham a troca de brindes para que seja um momento memorável sem incidentes.
Fique a conhecer os 7 erros capitais que, jamais, deverá cometer.
- Bater no copo com um talher para iniciar o brinde: lembra-se da famosa cena protagonizada por Anne Hathaway no filme “Diário da Princesa?” Aquando do “jantar de estado”, a princesa tenta apelar à atenção dos convidados para ser realizado um brinde batendo com a faca na flute de cristal. O resultado, tal como poderá imaginar, não foi particularmente feliz…
- Servir o vinho com a mão esquerda: servir o vinho com a mão esquerda é um gesto sinónimo de falsidade. Remonta aos tempos antigos o poder (e simbolismo) de efetuar atos público com a mão direita – considerada a mão pública. Como tal, se não quiser causar desconforto aos seus convidados, lembre-se de servir o vinho com a mão direita.
- Brindar com a mão esquerda: tal como servir o vinho com a mão esquerda é sinónimo de falsidade, brindar com a mão esquerda é igualmente inapropriado. Lembre-se que a mão direita era a mão que empunhava a espada; como tal, se todos os convidados tivessem a mão direita erguida aquando do brinde, todos estariam “em paz” não esperando um “ataque” surpresa por parte de algum dos convidados.
- Brindar com o copo vazio: é sinónimo de azar, má sorte. Tal como é considerado “sinal de azar”, na tradição europeia, brindar com água… Se por motivos pessoais ou religiosos não consumir bebidas alcoólicas, erga o copo aquando do brinde e encoste os lábios. Jamais deverá colocar a flute/taça/cálice diretamente na mesa sem ter encostado, previamente, os lábios.
- “Tchim-tchim“: tocar os cálices/flutes/taças entre si para “brindar”? Não, never, jamais! De pé, deverá erguer o seu cálice/flute/taça participando do brinde.
- Beber antes de brindar: se não quiser ser considerado “o convidado mais rude dos últimos tempos”, por favor não beba antes de ter sido efetuado o brinde!
- Beber em sua honra: o brinde é em sua honra? Mantenha-se sentado, não toque no seu cálice/flute/taça e JAMAIS beba em sua honra! Não devemos ser “advogados em causa própria”, recorda-se? No final, retribua o brinde e delicie os restantes convidados com o domínio perfeito da Arte de saber estar.
Marina says
Boa noite. Feliz 2022, sou canhota ….. o número 3 não me serve