Etiqueta Profissional: o elemento diferenciador das executivas de sucesso.
Um desafio da Executiva que abraço com o coração.
“A Constança é uma executiva inteligente, com um curriculum invejável, muito competente e trabalhadora.
Contudo, a Constança tem uma postura incorreta; não gosta de “perder tempo” e delega a resposta aos convites que lhe são endereçados; olha para o relógio, insistentemente, para demonstrar ao cliente que “deixou o tempo passar”; para “rentabilizar o tempo”, responde aos e-mails enquanto os colaboradores lhe apresentam relatórios; tem dificuldade em ser empática e criar laços profissionais duradouros; à mesa, não tem paciência (nem habilidade) para “perder tempo” com small talk, pois está convicta de que “à mesa falamos de negócios”.
A Constança é magnífica. Como todas nós.
Contudo, a Constança pode ser ainda melhor, como todas nós.
(…)
Falar de etiqueta profissional é, em suma, aprender a Arte de saber estar no contexto profissional espelhando, em cada gesto, a trilogia de sucesso: respeito, gentileza e consideração para com todos.
(…)
Uma executiva de sucesso domina a arte de saber estar e receber e, num gesto de mestria, constrói habilmente relações empáticas duradouras. Sabe que a perspectiva do outro importa e, como tal, é inseparável da trilogia de sucesso:
- pensa antes de agir: está ciente do impacto que o seu comportamento tem no outro; domina a impulsividade e é cautelosa com as palavras; respeita o outro e dá-lhe espaço para falar;
- faz escolhas que constroem e reforçam laços profissionais: escolhe não atender um telefonema à mesa demonstrando ao cliente o quão importante é; trata com respeito e consideração cada elemento da sua organização; dedica tempo a agradecer o apoio dos colaboradores e clientes; sabe adaptar, com elegância e graciosidade, o seu comportamento de acordo com o seu interlocutor;
- é sincera: constrói relações duradouras pautadas por confiança atuando com sinceridade e honestidade.
(…)
Uma executiva de sucesso, confiante e segura, sabe estar em toda e qualquer ocasião; é uma anfitriã de mão cheia e uma convidada irrepreensível; consegue, habilmente, adequar o modus operandi de acordo com o contexto cultural e social do seu interlocutor. Sabe ser empática e relacionar-se com os outros transmitindo segurança e confiança no estabelecimento de relações profissionais prósperas. A executiva de sucesso é, como tal, um verdadeiro camaleão social.
É, também, uma comunicadora de sucesso. É empática e assertiva; clara e rigorosa; sabe cativar e conquistar o outro levando-o a abraçar os seus projetos; sabe dar sugestões e fazer perguntas; dá espaço ao outro para comunicar; sabe escutar; sabe inspirar; sabe liderar através do exemplo.
Fique a conhecer o papel transformador e diferenciador da etiqueta e o que une executivas (e executivos) de sucesso em todo o mundo.
Pode ler o artigo completo aqui:
Deixe um comentário