Esta semana introduzimos um alimento novo na sopa do FM: o agrião.
Tal como a maioria a maioria das hortaliças verde escuras, o agrião é uma ótima fonte de vitaminas e de fibras.
O ácido fólico presente neste alimento, em conjunto com o ferro, previne uma eventual anemia que o bebé possa sofrer.
Por outro lado, enquanto fonte de fibras, auxilia o trânsito intestinal do bebé prevenindo e combatendo a prisão de ventre.
Devem ter o cuidado de escolher os agriões que apresentem folhas de tonalidade verde-escuro vivo, sem buracos, queimaduras e sem estarem murchas.
Deixo, contudo, um alerta as hortaliças/legumes com elevado teor de nitratos e fitatos – nabiças, nabo, espinafres, aipo e beterraba que deverão ser introduzidas mais tarde (só depois dos 12 meses. Alimentos com elevado teor de nitratos – que, após metabolizados pelo nosso organismo se transforam em nutritos – podem ser tóxicos e prejudicias à saúde; os fitatos, podem diminuir a absorção de nutirentes essenciais (maxime ferro) razão pela qual não deverão ser oferecidos ao bebé antes dos 12 meses.
Ingredientes
500 ml de água
1 batata média
1 cenoura média
1 cebola média
1 dente de alho
1 molho pequeno de agrião
água q.b.
azeite extra-virgem q.b.
Colocar a água num tacho e levar ao lume até ferver.
Descascar a batata, a cenoura e a cebola, lavar bem em água corrente e partir em pequenos pedaços.
Lavar bem o agrião e separar as folhas do caule.
Adicionar os legumes partidos e deixar cozer bem, em lume brando, durante 20 minutos ou até os legumes estarem bem cozidos.
Ao meio da cozedura, adicionar as folhas de agrião.
Retirar do lume e triturar no liquidificador.
Antes de servir, adicionar um fio de azeite em cru.
Marta says
Podemos oferecer o agrião antes dos 9 meses? Ou os vegetais de folha verde devemos esperar até aos 9 meses, excluindo os que refere em nota? Obrigada pela atenção
camomilalimao says
Marta, os legumes e hortaliças com elevado teor de nitrato e fitato não devem ser oferecidos ao bebé antes dos 12 meses; contudo, os restantes, poderão ser introduzidos paulatinamente, aquando da diversificação alimentar do bebé, de acordo com a validação prévia do seu pediatra.