Depois da introdução dos sólidos aos 3 meses e 3 semanas – primeiro a sopa (ver aqui) e, uns dias mais tarde, a papa sem glúten – a alimentação do FM é, agora, mais rica e variada.
A consulta dos 6 meses tem muitas novidades na alimentação do bebé.
1. Duas refeições principais de sopa
Até aos 6 meses, o FM comia sopa 1 vez por dia (almoço); agora, fará 2 refeições de sopa (almoço e jantar), de preferência com carne.
A refeição continua a ser complementada com um puré de fruta ou fruta ralada.
2. Introdução de novas variedades de fruta
Até aos 6 meses, a fruta que o FM consumiu ficou circunscrita a maçã, pêra e banana (não obstante ter comido – e adorado! – papaia e manga sem que nada tivesse acontecido).
A partir de agora, a única fruta “proibida” é o morango e restantes frutos vermelhos devido ao elevado risco alergénico.
Temos luz verde para preparar purés e papas de fruta com manga, papaia, maçã, pêra, laranja, ameixas, acabate, diospiros, banana dando largas à imaginação!
3. Introdução de alimentos com glúten
A partir dos 6 meses – caso o bebé não apresente nenhuma intolerância ou alergia ao glúten – passam a ser permitidos alimentos com glúten: pão, massa, bolacha (sem açúcar), papas/cereais com glúten.
4. Introdução de iogurte natural (elaborado com leite de transição)
Aos 6 meses é permitida a introdução do iogurte natural – sem açúcar, sem aroma, sem natas e elaborado com leite de transição – na alimentação do bebé.
Devemos ter particular atenção na escolha do iogurte assegurando que oferecemos um iogurte feito com leite de transição. É imprescindível ler sempre a descrição de todos os ingredientes dado que a indicação “+ de 6 meses” não garante que o mesmo seja confecionado com leite de transição.
Tal como nos explicou a querida pediatra, a introdução de iogurtes com leite de vaca não deverá ser feita antes do 1 ano de idade (12 meses) pelo risco de sensibilização às proteínas do leite de vaca.
O Camomila Limão conta, a partir de agora, com uma nova categoria para bebés: “A papa da mamã” dedicada aos lanches dos bebés a partir dos 6 meses.
5. Introdução das leguminosas (a partir dos 7 – 8 meses): tradicionalmente, defendia-se que as leguminosas deviam ser introduzidas apenas aos 10 meses do bebé. Contudo, hoje é consensual que estas podem ser introduzidas entre os 7 e os 8 meses, em pequenas quantidades, bem demolhadas ou na forma germinada e sem casca.
Devem Iniciar a introdução das leguminosas com lentilhas, feijão azuk, feijão frade, branco ou preto. Progressivamente, podem ser incluídas as restantes.
Tal como os restantes alimentos, devem ter o cuidado de introduzir um alimento novo de 2 em 2 dias para que consigamos perceber se existe alguma reação ao novo alimento.
A porção de leguminosas a oferecer ao bebé é, aproximadamente, 1 colher de sopa de leguminosas por refeição.
Deixe um comentário